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Formativos
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"Metodologias Ativas: Potencializando a ação Pedagógica
As metodologias ativas representam uma transformação significativa no panorama educacional. Essas abordagens pedagógicas modernas são projetadas para colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem, contrastando com os métodos tradicionais onde o professor é o protagonista e detentor do conhecimento. O foco das metodologias ativas é incentivar a participação ativa dos estudantes, promovendo um ambiente onde a colaboração e a reflexão crítica não são apenas encorajadas, mas essenciais, sendo vistos como protagonistas na construção do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, comunicação eficaz e trabalho em equipe e permitindo que os estudantes façam conexões mais profundas também com as competências socioemocionais.
Módulos Propostos
Aprendizado Baseado em Problemas
Os estudantes enfrentam desafios reais e buscam soluções por meio de pesquisa, discussões e trabalho em equipe. O foco está na resolução de problemas práticos.
Sala de Aula Invertida:
Os conteúdos são disponibilizados previamente (por exemplo, em vídeos) e o tempo em sala de aula é usado para discussões, atividades práticas e esclarecimento de dúvidas.
Design Thinking
Inspirado no processo criativo dos designers, o design thinking envolve etapas como empatia, definição, ideação, prototipagem e teste. Os alunos aplicam essa abordagem para resolver questões complexas.
Gamificação
Introduz elementos de jogos (como pontuação, recompensas e desafios) no ambiente educacional. Isso estimula o engajamento dos alunos e torna o aprendizado mais divertido.
Plano de Aula Reverso
Abordagem prática sobre como implementar o modelo de plano de aula reverso, onde os alunos acessam o conteúdo previamente gravado fora da sala de aula e utilizam o tempo presencial para atividades de aplicação e discussão.
As metodologias ativas enfatizam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais.
Michael Bonwell
"Nas metodologias ativas, o conhecimento é construído através da interação entre os alunos, que se envolvem em atividades práticas e reflexivas, tornando-se responsáveis por sua própria aprendizagem
Elizabeth Barkley
Ao adotar metodologias ativas, os educadores abandonam o papel de meros transmissores de conhecimento e assumem o papel de facilitadores do processo de aprendizagem, incentivando a autonomia e a criatividade dos alunos
José Moran
Equidade Racial
para uma Educação Integral
Esta é uma formação sobre educação para as relações étnico-raciais na educação básica voltada para profissionais da educação. Visa provocar uma reflexão sobre as relações raciais no Brasil, analisar sobre a importância de tratar essa temática nas escolas e sugerir ações de enfrentamento à práticas discriminação racial na educação, compreendendo esses movimentos como elementares para a consolidação de uma educação integral plenas para os estudantes.
Módulos Propostos
Racismo Estrutural e seus aspectos sócio-históricos na realidade brasileira
Apresentar fatos relevantes da história brasileira para a compreensão do funcionamento do racismo e sensibilização acerca das discriminações que se perpetuam até os dias de hoje.
saiba mais
Os caminhos da população negra para a efetivação de seu direito à educação
Demonstrar a relação da população negra com a educação a partir do processo de exclusão desse grupo ao ensino escolar, passando pelas mobilizações para a conquista de seu direito à educação, até a inclusão da obrigatoriedade da temática nos currículo oficial pela Lei 10.639/03
saiba mais
O racismo presente na escola e suas consequências para estudantes negros
Evidenciar como o racismo se apresenta na escola e as suas consequências para estudantes negros, articulando à necessidade de enfrentamento ao racismo para o alcance de uma educação integral para todos os estudantes.
saiba mais
Valorização da cultura e diversidade da população negra na escola
Problematizar como a história coloca pessoas negras em papéis secundários e apontar a história não contada de resistências e conquistas da população negra para que novos referenciais sejam criados
saiba mais
Práticas antirracistas na educação a partir da Lei 10.639/03
Indicar elementos e sugestões para o embasamento de práticas antirracistas no ambiente escolar e para promoção de um espaço inclusivo sem discriminação racial.
saiba mais
O letramento racial é essencial para promover a consciência crítica sobre as questões de raça e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária
Daniel G. Solorzano
O letramento racial é um processo que envolve o reconhecimento e a reflexão sobre as questões de raça presentes na sociedade, visando à promoção da igualdade e ao combate ao racismo estrutural
Petronilha Silva
Promover o letramento racial nas escolas é fundamental para combater o racismo e promover a equidade, permitindo que todos os alunos reconheçam e valorizem a diversidade étnico-racial.
H. Richard Milner
"Encontros Formativos para Professores de Língua Portuguesa e Matemática"
Esta formação visa ....
Módulos Propostos
Encontros Formativos
para Gestores Escolares
Esta formação tem como objetivo ......
Módulos Propostos
O uso de ferramentas digitais na educação básica amplia as possibilidades de aprendizagem, promovendo a personalização do ensino e o desenvolvimento de habilidades do século XXI.
Chris Lehmann
Ferramentas digitais na educação básica não substituem o papel do professor, mas sim o complementam, oferecendo recursos para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e torná-lo mais dinâmico e interativo
Audrey Watters
Ao integrar ferramentas digitais na educação básica, os educadores podem proporcionar experiências de aprendizagem mais significativas e alinhadas com as demandas contemporâneas.
Léa Fagundes
Diversidade em Sala de Aula: Promovendo uma Educação Inclusiva e Equitativa
Tem o objetivo de ...
Módulos Propostos
A educação inclusiva na educação básica não se trata apenas de adaptar o ambiente escolar para alunos com deficiência, mas sim de promover uma cultura de respeito à diversidade e de garantir oportunidades igualitárias de aprendizagem para todos.
Cláudia Dutra
Na educação básica, a prática da inclusão requer não apenas a presença de todos os alunos na sala de aula, mas também a adoção de metodologias pedagógicas que valorizem as diferenças individuais e promovam o desenvolvimento pleno de cada estudante
Maria Teresa Eglér Mantoan
A educação inclusiva na educação básica é um compromisso com a equidade, que reconhece e valoriza a singularidade de cada aluno, proporcionando um ambiente de aprendizagem acolhedor e acessível a todos
Magda Soares